Livro da Carlini & Caniato é recomendado pela Biblioteca Nacional

>

Da Assessoria

O livro “Água de Beber no Espaço Urbano de Cuiabá (1790 -1886)”, da historiadora Neila Maria Souza Barreto, está entre as recomendações da Revista da História da Biblioteca Nacional do mês de julho deste ano. Publicado pela Carlini & Caniato Editorial, o livro retrata a história da captação e utilização da água na capital de Mato Grosso. Filipe Monteiro, assistente de pesquisa da revista, recomenda a obra principalmente em tempo de discussões sobre a escassez dos recursos naturais.

Segundo Monteiro, a autora Neila Maria apresenta fontes documentais inéditas que revelam as políticas públicas utilizadas na época para o abastecimento de uma cidade inteira. “As fontes utilizadas fazem referência a um passado em que a água, ao contrário de hoje, era o único elemento democrático em uma sociedade apartada, saciando a sede de escravos, de brancos pobres e de representantes da elite”, ressalta Monteiro em sua nota, na sessão de livros da revista.

Filipe também recomenda a obra às gerações futuras por apresentar uma época em não havia qualquer restrição quanto ao consumo e, por isso, inspirava obras como chafarizes, fontes, bicas que se espalhavam pela cidade.

A Revista da História da Biblioteca Nacional é mensal e está em seu terceiro ano. Ela traz em seu conteúdo reportagens sobre livros e sobre fatos históricos, aborda temas como educação e ainda tem agenda e dicas sobre o que esta acontecendo no mundo literário brasileiro.
Mais informações sobre o livro pelo site http://www.editora-carlini-caniato.blogspot.com/ ou pelo telefone (65) 3023-5415.

Serviço
Título: Águas de Beber no Espaço Urbano de Cuiabá
Autora: Neila Maria Souza Barreto
Editora Carlini & Caniato
N.º de páginas: 160
Valor: R$25,00

Deixe um comentário