Índios Xaraiés

>Paulo Pitaluga Costa e Silva

Sobre a obra

Analisando dados pulverizados no seio de textos coloniais, o autor conseguiu formar um quadro etnográfico bastante interessante e verdadeiro a respeito dos índios Xaraiés. Os índios, que eram considerados tão somente um mero nome antigo do pantanal espanhol, passaram a ter vida própria, com uma etnia definida, um modus vivendi bem caracterizado.
Interpretando informações, fazendo comparações e outros estudos a cerca de: dados etnográficos; denominação e o significado do nome; localização geográfica; etnia; língua; atividade de subsistência; usos e costumes; cultura material; população; administração sócio-política; contatos com os europeus; achados arqueológicos e hipóteses do desaparecimento, Pitaluga pôde apontar dados mais elaborados acerca dos Xaraiés. Fazendo-os retornar à vida, a publicação julga ter preenchido uma lacuna etnográfica e antropológica acerca desse tão famoso quanto desconhecido povo indígena mato-grossense.

Sobre o autor

Paulo Pitaluga Costa e Silva é historiador, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e seu ex-Presidente. Autor de 23 livros já editados acerca da história regional mato-grossense e mais de 60 artigos publicados em revistas especializadas. Desde 1999, vem coordenando a série Publicações Avulsas, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, com 67 títulos publicados, abrangendo re-edições de obras, artigos raros e de difícil obtenção. A sua especialização é na história colonial, em especial, no denominado Mato Grosso espanhol dos séculos XVI e XVII. Atualmente é Secretário de Cultura do Estado de Mato Grosso.


Contatos
Editora TantaTinta/
Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s