Desmontando os Quadrinhos – História em Quadrinhos, Educação e Regionalidade

>Gabriel de Mattos


Sobre a obra

Este livro traz uma série de questões, abordadas de maneira simples e prática, baseadas em análises fundamentadas e uma longa reflexão, produzidas por quem tem experiência dos dois lados da prancheta: como produtor de quadrinhos e como pesquisador desse meio.
O autor trafega pelos meandros da teoria sem deixar nunca de perder o grande apelo afetivo, quase militante, de deslindar os caminhos de uma prática profissional que agora encontra seu lugar de destaque tanto na academia quanto nas prateleiras dos livreiros.
Partindo da reflexão da sala de aula, resgatando uma história regional dos quadrinhos, desenvolvendo um instrumento de análise dos tipos de desenho utilizados pelo meio, o autor chega a propor uma graphic novel seriada, baseada numa realidade pouco conhecida, da qual apresenta aqui um primeiro volume.

Sobre o autor

Gabriel de Mattos é arquiteto, escritor e quadrinista. Tem uma trajetória singular em cada uma dessas atividades, extrapolando limites e participando ora como produtor, ora como agitador
cultural-educativo. Atualmente é Coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMT, sendo Mestre em Educação com a dissertação que serviu de base para este livro. Sócio do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, tem participado da discussão e divulgação da história regional com o romance República Transatlântica (Carlini e Caniato, 2005), e os álbuns de quadrinhos Quadricrônicas (EdUFMT, 2005) e Destino Oeste (TantaTinta, 2005), este último em parceria com Ricardo Leite, com quem acabou de produzir Volcanya Blues. Trabalhou como editor de quadrinhos para jornais e revistas locais, teve contos, artigos e cartuns publicados na imprensa nacional. Seu livro de contos A Geringonça (Via Lettera, 2002) foi selecionado no Programa Nacional de Bibliotecas de Escola do Ministério da Educação. Tem ainda publicados o romance Doce Irresponsabilidade (Carlini e Caniato, 2005) e Cuiabá: Duas Novelas (TantaTinta, 2003).


FICHA

Autor: Gabriel de Mattos
Edição: 1ª
Data de Publicação: 2009
ISBN:
978-85-99146-84-2 Carlini &Caniato
978-85-327-0307-1 EdUFMT

Tamanho: 17 x 24 cm
Nº. de páginas: 256
Gênero: História dos Quadrinhos
Editoras: Carlini&Caniato Editorial

Contatos
Editora TantaTinta/Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br

Uma resposta em “Desmontando os Quadrinhos – História em Quadrinhos, Educação e Regionalidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s