O Homem Algodão

>Anna Maria Ribeiro F. Moreira da Costa

Sobre a obra



A contribuição da obra, extrapolando o recorte analítico, oferece aos não índios um conjunto de conhecimentos e saberes indígenas que, certamente, lhes servirão de parâmetro para um repensar da vivência do homem “branco” em sua relação com a natureza, com os outros homens e com o sobrenatural, pois os valores emanados da vivência Nambiquara apontam para os principais dilemas da sociedade Ocidental.

Sobre a autora

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestra em História pela Universidade Federal de Mato Grosso, Graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e Pesquisadora da Fundação Nacional do Índio.

É contratada pela Fundação Nacional do Índio, em 1982, quando deixa sua cidade natal, Rio de Janeiro, e chega às aldeias dos índios Nambiquara do Cerrado, em Mato Grosso, com o objetivo de implantar um Programa de Educação Escolar Indígena. Nessas terras permanece até 1988.

Como Pesquisadora da FUNAI, agora na Paraíba, de 1988 a 1989, convive com os índios Potiguara para estudar sua cultura material e imaterial. Transfere-se para Cuiabá onde passa a realizar pesquisas etno-históricas para a Advocacia Geral da União direcionadas à defesa dos territórios indígenas em Mato Grosso e a trabalhar no Acervo Etnográfico e Documental da instituição.

Entre os estudos publicados encontram-se: Potiguara – cultura material, em co-autoria com José Eduardo F. M. Costa (1989), A flauta sagrada e A menina-moça: ritual Nambiquara de puberdade feminina (1991), roteiro para o filme A flauta sagrada (1992), Nambiquara, os do cerrado: cultura material (1993), Senhores da memória: uma história do Nambiquara do Cerrado (2002), Hatisu Nambiquara: lembranças que viraram histórias (2005), Um olhar sobre a mulher Nambiquara, em co-autoria com José Eduardo F. M. da Costa (2007), Além do artefato: cultura material e imaterial Nambiquara (2009).

FICHA



Autor: Anna Maria Ribeiro F. Moreira da Costa

Edição: 1ª

Data de Publicação: 2009

ISBN: 978-85-327-0321-7 EdUFMT

978-85-99146-71-2 Carlini & Caniato


Tamanho: 17 x 24 cm

Nº. de páginas: 424

Gênero: Antropologia e Cultura Indígena

Editora: Carlini&Caniato Editorial

Preço: 40,00

Contatos

Editora TantaTinta/Carlini&Caniato

(65)3023-5714 / 3023-5715

comercial@tantatinta.com.br



Cor do texto

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s