Situação da Saúde em Cuiabá

>Ligia Regina de Oliveira
Marco Aurélio Bertúlio das Neves


Sobre a obra

A Secretaria de Saúde de Cuiabá disponibiliza a sociedade, profissionais de saúde, gestores e pesquisadores sua primeira publicação a respeito de um dos aspectos mais representativos na morbimortalidade na atualidade: as doenças e agravos não transmissíveis.
Esse estudo é resultado de uma análise empreendida a partir de dados e informações disponíveis nos Sistemas de Informações do Sistema Único de Saúde que são processados pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá.

O objetivo é apresentar uma coletânea das principais informações referentes às doenças e agravos não transmissíveis, mostradas por meio de indicadores, sem a pretensão de uma análise/discussão mais profunda quanto aos seus determinantes.

Espera-se que esta publicação traga reflexões a respeito das possibilidades do uso dos diversos Sistemas de Informação, no sentido de servir de ponto de referência para futuras avaliações dos ganhos no que diz respeito à saúde da população e na qualidade da prestação de serviços.Nessa perspectiva, a obra pretende não apenas apresentar uma análise de situação de saúde, mas apontar para a importância da informação para a gestão e o controle social.

Ainda falta muito para termos uma análise completa da situação da saúde em Cuiabá. Esta publicação é apenas um começo!


Sobre os autores

Ligia Regina de Oliveira
Graduada em Enfermagem e Obstetrícia e Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atua no campo da Saúde Coletiva desde 1984, exercendo diversas funções como profissional do Sistema de Saúde e, a partir de 1993, também como docente da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem atuado notadamente na área de Epidemiologia, nas subáreas de Vigilância em Saúde, Sistemas de Informação, Análise de Situação de Saúde, Epidemiologia em Serviços de Saúde, entre outros. Exerceu cargos de direção em vários setores na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá e na Secretaria de Estado da Saúde, além da direção do Departamento de Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora efetiva do Instituto de Saúde Coletiva/Universidade Federal de Mato Grosso exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão.


Marco Aurélio Bertúlio das Neves

É Engenheiro Sanitarista, de Segurança do Trabalho e Mestre em Saúde e Ambiente. Tem atuado no Sistema de Saúde de Mato Grosso desde 1987 trabalhando nas áreas de Planejamento e Gestão em Saúde, Vigilância em Saúde, Avaliação de Programas e Serviços de Saúde e na Análise da Situação de Saúde. Respondeu pela Vigilância Sanitária, Saúde do Trabalhador, Saúde Ambiental e pela área de Informação em Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Mato Grosso e pelas Coordenadorias técnicas de dois Distritos Sanitários em Cuiabá. No último ano respondeu pela Atenção Básica do mesmo município. Atuou também como docente em cursos Lato-Sensu nas áreas de Saúde Coletiva, Saúde da Família, Planejamento, MBA em Administração Hospitalar e em Segurança do Trabalho no Instituto Brasileiro de Pós Graduação (IBEPX) e na Universidade de Cuiabá (UNIC). Atualmente é docente do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

FICHA

Autores: Ligia Regina de Oliveira
Marco Aurélio Bertúlio das Neves

Edição: 1ª
Data de Publicação: 2010
ISBN: 978-85-99146-98-9
Tamanho: 21 x 28 cm
Nº. de páginas: 48
Gênero: Saúde
Editora: Carlini&Caniato Editorial
Preço: 20,00

Contatos
Editora TantaTinta/Carlini&Caniato
(65)3023-5714 / 3023-5715
comercial@tantatinta.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s