Biodiversidade Mato Grossense – as plantas e suas potencialidades

Organizadores: Germano Guarim Neto e João Victor França Carvalho

Sobre a obra
Os artigos desta obra trazem informações sobre os recursos vegetais encontrados no estado de Mato Grosso, que incluem elementos da Floresta Amazônica, do Cerrado e do Pantanal, ainda pouco estudados e abrem caminho para a discussão a respeito da conservação desses, ampliando as possibilidades de aproveitamento sustentável da biodiversidade.
Os dados gerados sobre a ocorrência e distribuição de espécies apresentadas, produzidos a partir de extenso trabalho de campo, laboratório e consulta ao Herbário, resultam numa importante fonte de informações para cientistas e estudantes da flora de Mato Grosso.

Sobre os organizadores

João Victor França Carvalho é biólogo, graduado pelo Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências, da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Membro do Grupo de Pesquisas da Flora, Vegetação e Etnobotânica, desenvolvendo atividades de pesquisas sobre a flora de Mato Grosso e suas potencialidades. Fez diversas apresentações de trabalhos em eventos científicos, participou de excursões botânicas no cerrado. Dedicou-se ao estudo de plantas aromáticas do cerrado, tendo atuado principalmente nos seguintes temas: diversidade na familia Mimosaceae, morfologia vegetal, taxonomia vegetal, essências, vegetação do cerrado.

Germano Guarim Neto é natural de Cuiabá, Mato Grosso. Graduado em História Natural pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT, mestre e doutor em Ciências Biológicas, área de Botânica, pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Fundação Universidade Federal do Amazonas. É Professor Titular – Doutor, no Departamento de Botânica e Ecologia (Instituto de Biociências – UFMT). É consultor “ad hoc” do CNPq, da CAPES, da FAPEMAT e presta assessoria a diferentes periódicos nacionais e internacionais. Foi membro e Presidente do Conselho Superior da Sociedade Botânica do Brasil; Secretário Regional da SBPC; Diretor da Seccional Centro-Oeste da SBB (duas gestões), editor de Área de Etnobotânica da Acta Botânica Brasílica/SBB.
Atualmente tem se preocupado com as questões que envolvem a relaçäo sociedade-natureza, tendo a Botânica como elemento que permeia as ações biológico-sociais. Até outubro de 2000 foi Diretor do Jardim Botânico da UFMT. De 2002 a março de 2006, foi chefe do Departamento de Botânica e Ecologia, da UFMT e entre seus grupos de Pesquisa, coordena o Grupo de Estudos da Flora,Vegetaçâo e Etnobotânica – FLOVET; Meio Ambiente e Educação – MAMBE; Plantas Medicinais – PLMED. Atualmente é Curador do Herbário da Universidade Federal de Mato Grosso.


FICHA
Organizadores: Germano Guarim Neto e João Victor França Carvalho
Edição: 1º
Ano de publicação: 2012
ISBN:978-85-8009-035-2
Tamanho: 13,8 x 20,8 cm
Número de páginas: 152
Gênero: Artigos técnicos
Peso: 193 gramas
Editoras: Carlini & Caniato
Preço de capa: R$ 25,00

Contatos
Editora TantaTinta / Carlini & Caniato
(65) 3023-5714 /3023-5715
comercial@tantatinta.com.br

Deixe um comentário