Rede de Memórias – 50 anos da Implantação da Energia Elétrica em Mato Grosso

Organizador
Amiscim – Associação Matogrossense de Inclusão Sociocultural – Paulo Traven

Curadoria
João Antonio Botelho Lucidio


Sobre a obra

O livro é  fruto do trabalho realizado na organização, identificação, catalogação e digitalização do acervo fotográfico sobre a história da energia em Mato Grosso e foi elaborado e desenvolvido pela Associação Matogrossense de Inclusão Sociocultural (Amiscim).
Durante a pesquisa constatou-se, que todas as transformações que Mato Grosso vivenciou nos últimos cinquenta anos receberam suporte da Estatal Centrais Elétricas Matogrossenses S.A. Neste sentido, a história da implantação da Cemat é também a história de Mato Grosso na contemporaneidade.
Para contar alguns dos aspectos dessa história, foram utilizados o acervo fotográfico da Cemat e complementarmente algumas imagens sob a guarda de outros acervos fotográficos existentes em Cuiabá (Arquivo Público de Mato Grosso, Museu da Imagem e do Som de Cuiabá e Museu Histórico de Mato Grosso), bem como de fotografias atuais.

Sobre o organizador
José Paulo Motta Traven
É Presidente do Insti tuto Mandala, gestor cultural, produtor audiovisual. Estudou Comunicação Social na UFMT. Foi um dos Coordenadores e aluno do Primeiro Curso Especialização em Planejamento e Gestão Cultural UNIC/PUC-MG (2003); Idealizador e aluno do Primeiro Curso de Especialização em Cinema de Mato Grosso UNIC (2007). No período de 2005 a 2007 instalou e dirigiu o Museu de Imagem e do Som de Cuiabá – Lázaro Papazian o “Chau”. Produziu diversos fi lmes e documentários a exemplo “Parabéns Vítor” de Leonardo Santana, A Terra e o Tempo e Senti nelas do Tempo de Sérgio Brito, “Comprometendo a Atuação”, de Bruno Bini. Foi Conselheiro Municipal da Capital e Conselheiro Estadual de Cultura em Mato Grosso e tem atuação em diversas associações e insti tuições ligadas à cultura a exemplo do Insti tuto Mandala.

Sobre o curador
João Antonio Botelho Lucidio é professor do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso. Graduado em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, mestre pela Universidade Federal Fluminense e doutorando pela Universidade Nova de Lisboa. Filho de pai baiano e de mãe maranhense – personagens anônimos, como a maioria dos milhares de migrantes – que vieram tentar a sorte nos garimpos de diamantes do antigo leste mato-grossense, na primeira metade do século XX.
Nos últimos anos, João Antonio tem dedicado muito de seu tempo a localizar e organizar acervos fotográficos, tanto de instituições, como coleções privadas (de famílias). Entre os trabalhos de maior vulto, publicou o livro “Oficio e Arte: fotógrafos e fotografias 1860 – 1960” pela Carlini & Caniato editorial, coordenou os seguintes projetos: Conservação e Digitalização do Acervo Iconográfico Lázaro Papazian; Memórias do Saber: Digitalização das Imagens da Comissão Rondon em Mato Grosso; Conservação do Acervo Iconográfico da Casa dos Jesuítas em Mato Grosso; além de ter identificado e digitalizado os acervos das famílias relacionados: João Antonio Neto e Eva Balbino Guimarães; Henrique e Honorina Gaspar Silva; Wivaldo Moreira; João e Iraídes Rezende Carolino; Inocêncio Teixeira; Alice Cavalcante de Almeida; Pedro Ferrer; e Sebastiana Soares Adorno, todos de Guiratinga.

FICHA
Organizador: José Paulo Traven
Curador: João Antonio Botelho Lucidio
Edição: 1º
Ano de publicação: 2012
ISBN: 978-85-8009-036-9
Tamanho: 21 x 28 cm
Número de páginas: 144
Gênero: História / Cultura de Mato Grosso
Peso: 420 gramas
Editoras: Carlini & Caniato
Preço de capa: Distribuição Gratuita pela Amiscim

Contatos
Editora TantaTinta / Carlini & Caniato
(65) 3023-5714 /3023-5715
comercial@tantatinta.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s