Poemas Nus, de Marcelina Oliveira

Não obstante a temática inquietante e aflitiva e a agressividade necessária ao niilista, o leitor encontrará aqui, por outro lado, uma poesia de pacifismo e doçura, lugares ásperos para encontros humanos e delicados ou, nas imagens da poeta – sempre mais eloquentes que as do crítico –, caminhos coloridos em suaves mesas de bares (“Homenino”).

Texto Quadrado

Hoje nada mais serve. Nem confiança, nem vento, ninguém. Eu dei os nós. Me amarrei nos espelhos e fiquei a perseguir. Enxerguei todas as esperas e elas me serviram de guias em meus tortuosos caminhos. Escutei ao longe, alguém me chamando, aquele era o sinal correto para o caminho. O caminho estava encoberto pela fumaça, mas o cheiro do alecrim seco queimando, me sequestrou de mim mesma. Era apenas um aquário lacrado, coberto pelo perfume real do Olimpo. Já é tarde para voltar. Tarde para olhar para trás. Tarde para todos que seguiram e se perderam no caminho normal. Sabemos o caminho de volta.  Aprendemos o peso do passo do caminho certo. Ficamos sós. Apenas serão salvas, as pegadas de quem seguiu para o lugar mais longe. Para o nosso caminho. A cumplicidade se fez e nos derrotou. Agora você já sabe os meus segredos. Eu me rendo. Perdeu-se a chave da jaula. Sistematizo-me.  Posso voar.

Sobre a autor
Marcelina Oliveira tem 42 anos, é graduada em Letras e em Turismo, pós graduada em Literatura Brasileira e mestranda em Estudos Literários pela Unemat de Tangará da Serra. Mora em Sinop-MT. Participou da publicação de duas coletâneas: uma de contos Ângulo Bi (2002) e outra de poemas Mulheres Reunidas (2009). É uma amante eclética das boas, poucas e fiéis amizades, das artes, das boas companhias e da literatura. Faz parte da Academia Sinopense de Ciências e Letras, desde a sua fundação, em 2008. Marcelina acredita que o verdadeiro poeta não deve se render a outros interesses que não sejam condizentes com a sua própria ética poética. É casada com Luciano e tem uma filha linda chamada Vitória.

E-mail da autora: marcelina@na.tur.br

Ficha técnica
Edição:

Ano de publicação:
2012
ISBN:  978-85-8009-057-4
Tamanho:13,8 x 20,8 cm
Número de páginas: 64
Gênero: Literatura / Poesia
Peso:
93 gramas
Preço de capa:
R$25,00

Deixe uma resposta

