Águas, Biodiversidade e Cultura no Pantanal – Estudos Ecológicos e Etnobiológicos no Sistema de Baías Chacororé

Carolina Joana da Silva e Jane Simoni

Aguas Biodiversidade e Cultura CAPA pq

Sobre a obra
Este livro que aborda mais especificamente o sistema de duas baías interligadas, a Baía Sinhá Mariana e a Baía Chacororé, reúne a produção de um conjunto de pesquisadores sobre o Pantanal de Mato Grosso, uma das maiores áreas úmidas do mundo, com enfoque em distintos ângulos, como o ambiental, o social e o cultural.
Constata-se aqui que a preocupação com o Pantanal vai além do plano ambiental e da vida nos seus ecossistemas. Questiona-se também como ficarão as comunidades locais que dependem amplamente da vida dessas baías e de suas ligações aquáticas com o rio Cuiabá. Desta forma esse livro pode trazer uma grande contribuição para o planejamento de políticas públicas voltadas para a preservação ambiental desta região e também para a proteção das comunidades que lá vivem, extremamente ligadas a essas duas baías.

Sobre as organizadoras

Carolina Joana da Silva – Bióloga, Pós-doutora em Ecologia de Áreas Úmidas Tropicais no Instituto Max Planck de Limnologia, Plon, Alemanha. Doutora em Ciências, área de Ecologia e Recursos Naturais, pela Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Ciências Biológicas – Área de Ecologia. Mestre em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA. Professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, de Ecologia no Departamento de Biologia do Campus de Tangará da Serra, de Ecologia e Etnobiologia na Faculdade Indígena, de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Etnobiologia na Pós-graduação em Ciências Ambientais da UNEMAT. Coordenadora e pesquisadora do Centro de Pesquisa de Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal – CELBE Pantanal, Cáceres, UNEMAT, Professora e Coordenadora estadual do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte.

Jane Simoni – Graduada em Ciências Sociais, Antropologia, com mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília. Atualmente trabalha como pesquisadora da Rede Clima INPE/MCT e é pós-doutoranda PNPD/CAPES no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília.

 

Ficha técnica
Organizadoras: Carolina Joana da Silva e Jane Simoni
Edição: 1ª
Ano de publicação: 2012
ISBN: 978-85-8009-045-1
Tamanho: 15 x 22,5 cm
Número de páginas: 272
Gênero: Técnico em Biologia
Editora: Carlini & Caniato Editorial
Peso: 390 gr
Preço de capa: Sob consulta

Contatos
Editora TantaTinta / Carlini & Caniato
(65) 3023-5714 /3023-5715
comercial@tantatinta.com.br

Deixe um comentário