Revistas e Jornais – Um estudo do Modernismo em Mato Grosso

Marinei Almeida

Capa Revistas e Jornais

 

Sobre a obra
Esta obra foca no mapa da literatura brasileira movimentos como Intensivismo e a atuação de um grupo de poetas de Mato Grosso que não se poupou em produzir jornais e revistas literárias em condições as mais adversas, conjugando um esforço de atualização e modernização da arte.

Ressalta-se a importância do estudo de imprensa como veículo propagador e divulgador de novas propostas culturais, desempenhando uma função, aliás, significativa no contexto mato-grossene e suas religações com o nacional e supranacional da Semana da Arte Moderna, em comparativas de obras como as de Cecília Meireles, Mário de Andrade e Oswald de Andrade. A autora costura na escrita o veículo jornalístico artístico com um fértil terreno para a compreensão da heterogeneidade cultural da época e de espaços outros.

Sobre a autora
Marinei Almeida graduou-se em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas), pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat, 1996). Especializou-se em Literatura Brasileira, pela Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-BH, 1998). Possui Mestrado (2002) e Doutorado (2008) em Letras (Estudos Comparados de Lite-raturas de Língua Portuguesa), pela Universidade de São Paulo (USP). É professora (desde 1997) na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), atua nos seguintes temas: Literatura Comparada, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Literatura e Memória. É Professora Colaboradora do Programa de Pós-Gradu-ação em Estudos da Linguagem (MeEL), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na área dos Estudos Literários. Integra o Centro de Pesquisa em Literaturas (Ceplit-Unemat); Membro do RG-Dicke – Grupo de Pesquisas em Literatura (UFMT-Cnpq) e do Grupo de Pesquisas em Literatura Comparada (Unemat-Cnpq). Possui vários textos publicados em revistas e livros.

Ficha técnica
Autor:
 Marinei Almeida
Edição: 

Ano de publicação: 
2012
ISBN: 
978-85-8009-061-1 
Tamanho:
 15,8 x 22,8 cm
Número de páginas:
 192
Gênero: 
Crítica Literária
Peso: 298 gramas
Editora: Carlini & Caniato Editorial
Preço Capa: R$ 35,00

 

4 respostas em “Revistas e Jornais – Um estudo do Modernismo em Mato Grosso

  1. Ficam mandando esses Newsletters, pois quando na verdade s queria uma oportunidade de publicar minha obra por esta empresa editorial, mas tudo bem estou na luta, sei que no Brasil difcil de algum apostar em alguma coisa ou em algum, s querem o que j est a o que vende, valeu!

    Germano Gonalves (escritor)

    Date: Thu, 21 Mar 2013 21:40:27 +0000 To: oescritor1@hotmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s